quinta-feira, 25 de março de 2010

As Cenas - My Own Private Idaho

My Own Private Idaho, de Gus Van Sant.



















O filme que imortalizou na tela River Phoenix e a última grande conquista de Gus Van Sant no cinema independente antes da sua curta experiência no mais mainstream.

Mas se o filme é brilhante na sua composição desafiante, nas belíssimas imagens do Noroeste dos USA, nas manias de autor de Van Sant e no retrato de um submundo que a América dos anos 90 parecia ignorar, aqui fala-se de cenas e nesta, o mérito vai inteiro para River Phoenix.

Completamente reescrita pelo próprio, esta cena revela um pouco do tormento de Mike, um prostituto de Portland que sofre de narcolepsia, dando à personagem dimensões que até à altura desconhecíamos e que o arrastarão para uma espiral de sofrimento que o próprio acabará por descobrir que não tem fim, apenas começo.

A expressão alienada, sensível e inocente que River empresta a Mike em My Own Private Idaho é a imagem da juventude pela qual Van Sant se apaixonou e à qual voltará na Trilogia da Morte.

4 comentários:

  1. É, talvez, a mais famosa e acarinhada cena do filme do Van Sant. Por acaso considero-a uma obra magistral... como tantas outras dele.

    ResponderEliminar
  2. É curiosamente um dos filmes de Gus van Sant que mais aprecio. Tem um equilíbrio muito bom a nível de argumento e detém inúmeros simbolismos que fizeram parte do cineasta logo desde a sua primeira obra.

    ResponderEliminar
  3. Uma cena fabulosa daquela que é, provavelmente, a minha obra favorita de Gus Van Sant.

    Anyway, um dos meus filmes favoritos. 5*

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD – A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  4. Já visitei quase todos os itens da carreira de Gus Van Sant, à excepção deste. É uma visualização que vou agendar para esta semana!

    Abraço

    ResponderEliminar

Seguidores