terça-feira, 6 de abril de 2010

As Cenas - Carne Trémula

Carne Trémula, de Pedro Almodóvar.



















Quer se goste ou não do cinema de Pedro Almodóvar, tenho para mim que poucos serão os que conseguem não levar consigo pedaços do mesmo. Foi a certeza a que cheguei quando, ao ver Carne Trémula, me deparei com esta cena sexual.

Envolta em desejo, tema central na obra do cineasta espanhol, começa de forma lindíssima com o movimento harmonioso dos corpos, cresce em tensão e intensidade até se tornarem um só. E é quando passamos de uma das mais belas imagens que Almodóvar já criou para o nascer do sol no céu de Madrid, a nova Madrid que nasce, diferente.

A cena ganhará contornos de catarse para Elena a seguir, quando emerge a culpa, o remorso, a traição.

A escolha musical é mais uma vez irrepreensível, com o intenso e sofrido “Somos” da mexicana Chavela Vargas.

Carne Trémula é também um filme politizado, com imensas camadas que remetem para a transformação social do pós-franquismo, e constitui a maior das tentativas de Almodóvar para fechar de vez o fosso entre a Espanha de Franco e a Espanha moderna, a Espanha dos Jogos Olímpicos, a Espanha da cosmopolita Madrid, a Espanha... de Almodóvar.

7 comentários:

  1. Gostei do texto - e do final ;) Almodóvar, de facto, redefiniu e enriqueceu a cultura espanhola. Este filme (não é dos meus preferidos de toda a filmografia dele, que tive o prazer de ver) é o retrato da mudança social, de uma dinâmica viva que é materializada, e não sei se concordas com a analogia, na união física, como no sexo, que transportas para as fotografias que publicaste.

    ResponderEliminar
  2. Eu não acho o filme das melhores obras de Almodóvar - acho é esta cena uma das melhores cenas de Almodóvar.
    E uma das melhores cenas de sexo que já vi.

    Sim. No filme sente-se sempre essa força. A força da "movida", que marcou este período e que lançou a nova Espanha. E depois há inúmeras interpretações que podemos fazer da vida sobre rodas, da impotência do marido de Elena, do voyeurismo. É um filme que pode ser facilmente subvalorizado, mas é uma boa experiência.

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto bastante, e considero-o dos melhores da filmografia de Almodóvar. E sim, também considero esta cena sexual muito bem apurada e inspirada.

    ResponderEliminar
  4. É seguramente um dos meus preferidos de Almodóvar. E poucos filmam a sensualidade/sexualidade como ele.

    ResponderEliminar
  5. Magistral e profundamente inspirado na encenação, Em Carne Viva respira uma cadência sensual, por vezes até erótica, e revela-se irrepreensível na orquestração dos recursos artísticos.

    Um dos meus favoritos de Almodóvar.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  6. Filme amplamente vigoroso, meu filme predileto de Almodovar!

    ResponderEliminar
  7. É um filme que tem crescido em mim, retiro o que disse na resposta ao Flávio: começo a achar das melhores obras de Almodóvar. É o que dá escrever pouco depois de o ver.

    E "vigoroso" é definitivamente um adjectivo que lhe assenta muito bem Cristiano. Encerra um força, maioritariamente sexual, arrebatadora.

    ResponderEliminar

Seguidores